ATENDIMENTO: (17) 3395-1780
Seg. à sexta das 08:00 às 18:00hs
Nós de Confiança! Por Elizeu Vernillo Junior

Nós de Confiança!
 

Por Elizeu Vernillo Junior - Juninho

 

Uma das maiores necessidades que vejo entre a classe de pescadores esta na confecção de nós, vejo este “ato” o de atar o nó como primordial em qualquer modalidade de pesca.

Temos que ter confiança neles, pois sem duvida é um elo decisivo entre embarcar ou não aquele belo exemplar.

Sendo assim testes seus nós... Isto mesmo os coloque a prova, é fácil faça isto em terra! Só tome cuidado com sua segurança.

Se usar um nó em que tenha confiança esta ótimo, mas caso tenha duvidas aprenda outros!

Sendo assim irei passar alguns em que eu uso em minhas pescarias do dia a dia e posso garantir que são excepcionais chegando próximo a resistência da linha, desde que sejam preparados da forma correta! Veja abaixo ilustrações e vídeos a respeito!

Antes de se tornar intimo de um nó digo em sua confecção e necessário começar com calma em casa e ter tudo a mão como tesouras e alicates eficientes e te garanto que quando menos perceber estará preparando os mesmos em navegação de barcos e em meios as pescarias, isto fará a diferença com certeza em sua produtividade final.

 

1º - Nó “Único” - Uso apenas este como terminal para ser usado no anzol ou snap.






2º - Nó “Zeru ou Alemão” - Excepcional para união de lideres indispensáveis em pescarias de artificiais, ele apenas é valido para união de Monofilamento com Fluorocarbono, outra regra é usar espessuras parecidas tipo se tiver com uma linha 0,33 mm a 0,35 mm use lideres 0,37 mm.






3º - Nó “Albright” - Ótimo para se unir líder com espessuras diferentes ou unir Multifilamento com Fluorocarbono, muitos desistiram deste nó inclusive eu no passado pois tive dissabores, mas descobri uma nova forma de ata-lo, que me garante total confiança no mesmo...13 passadas e duas voltas de arremate.






4º - Nó “Único de União” - Para unir Multifilamento com Monofilamento vejo este como totalmente seguro e eficaz.





5º - Nó “ SF ou Gangrena” - Este foi o ultimo que aprendi e me apaixonei pelo nó a principio difícil de ser concebido mas não desista pois ele é excepcional para algumas pescarias como as do Amazonas em busca dos Tucunarés em que usamos linha de Multifilamento eu particularmente uso 0,29 mm com líder 0,62 mm com este nó os arremessos não trava nos passadores pois um linha envolve a outra e o “caroço” aumento de volume fica menor.



 



Voltar